24 de mar. de 2011

AUDREY HEPBURN - ÍCONE FASHION

Livro com fotos de Audrey Hepburn revela várias facetas da atriz

Considerada uma das mulheres mais belas de seu tempo, Audrey Hepburn inspirou as pessoas a sua volta. Se transformou num ícone cinematográfico e também da moda. Ela agora volta ao centro das atenções: um livro do badalado fotógrafo dos estúdios de Hollywood Bob Willoughby, que acompanhou a atriz nos bastidores dos sets de filmagem e em sua vida privada. Ele retratou as diversas facetas da atriz em “Bob Willoughby, Audrey Hepburn. Photographs 1953–1966” (Taschen).
O livro terá edição limitada: apenas 1.000 exemplares, numerados e assinados pelo fotógrafo, que faleceu em 2009. Willoughby já clicou divas do cinema como Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor e Jane Fonda e elegeu Audrey sua musa. Os dois se tornaram grandes amigos. No livro, ele relata que a primeira vez que a encontrou, em 1953: “Ela pegou a minha mão... como uma princesa, e me deslumbrou com aquele sorriso que Deus projetou para derreter os corações dos homens mortais".
Audrey Hepburn: indissociável da moda
O professor de história da moda João Braga comenta a importância de Hepburn. “Ela difundiu um padrão de beleza, além de uma moda glamourosa, sofisticada. Ela representa uma época, o ‘Zeitgeist’, o espírito de um tempo”. Ele ressalta a aproximação da atriz com o universo da alta-costura. “Foi uma grande amiga de Givenchy. Ele gostava muito de Audrey, achava que ela era o padrão feminino de beleza. Um contribuiu para o reconhecimento do outro”.
Filmes como “Cinderela em Paris” ajudaram a vincular a imagem da atriz ao mundo do estilo, segundo o historiador. Neste longa, sua personagem era uma balconista que se transforma numa modelo de sucesso. E desfila Givenchy. Mas o maior clássico foi, claro, “Bonequinha de Luxo”. Foi aí que imortalizou o “little black dress”, ou seja, o pretinho básico. Era um modelo assinado pelo estilista.
Mais do que ser lembrada por seus modelos sofisticados, para Braga o legado que a atriz deixou foi a elegância verdadeira: a generosidade. “Quando se tornou embaixadora da UNICEF, foi também exemplo de elegância, de comportamento e postura”.
O livro International Cover Girl juntou mais de 600 capas de revista com a atriz, sua vida e carreira. O texto acompanha a evolução da imagem, estilo e ifluência de Hepburn no mundinho fashion.

Roupas da atriz Audrey Hepburn são leiloadas. Cerca de 40 peças do guarda-roupa da atriz Audrey Hepburn, entre elas o vestido de casamento que ela não usou após o cancelamento da união com o britânico James Hanson, estão sendo leiloadas HOJE em Londres. As desejadas peças do guarda-roupa de um dos maiores ícones da moda dos anos 50 e 60 ficarão expostas.

                                                         POR JENIFER P. SANTOS












Um comentário:

Jenifer Ferreira disse...

Muito obrigada Professora, realmente não sabia que tinha ficado tão lindo esse trabalho, muito obrigada por valorizar cada esforço. Em fim muito obrigada realmente ficou lindo.Bjosss