8 de out. de 2011

A FUNÇÃO DE UM PRODUTOR DE MODA - WWW.CHIC.COM.BR


A função de um produtor de moda é muitas vezes confundida; especialistas indicam os pontos principais da profissão


A função de um produtor de moda mudou bastante nos últimos anos, mas investigamos como é a rotina e as funções desta profissão hoje, afinal de contas, é uma atividade frequentemente confundida com a de stylist.

Conversamos com Kika Pereira de Souza, que começou a trabalhar como produtora de moda há cerca de 25 anos. "Quando comecei, o produtor de moda fazia de tudo: pegava as roupas nas lojas, fazia o styling, acompanhava as fotos, fazia devolução", disse ela. "Hoje, as atividades foram divididas e acredito que a rotina é até mais saudável."
Kika ainda acredita que começar trabalhando como produtor pode ser sim um degrau para se tornar um bom stylist no futuro, porém, em muitos trabalhos, as funções são diferentes e complementares. "Produtor fica na rua, visita lojas, carrrega sacolas, faz devoluções", diz a consultora de moda Manu Carvalho, que começou trabalhando como produtora na revista Casa Vogue. "O stylist é quem busca as referências, cria uma imagem e opina no resultado final da produção, 'dá o tom' no trabalho", explica.
"O stylist ou o editor nos passa o briefing do trabalho e, a partir disso, montamos uma agenda-roteiro. Entramos em contato, com lojas, marcas e assessorias de imprensa, visitamos os locais, escolhemos as roupas e levamos para o local onde será o trabalho", detalha Manu. Vale lembrar que durante todo o tempo, o produtor é o responsável pelas peças emprestadas.
A consultora ainda confessa que a parte mais chata da profissão é a fase de devolução. Mas essa é uma das mais importantes. "O produtor tem sempre que ter controle do que pegou emprestado e devolver tudo em prazos e condições perfeitas". E a parte boa? Ambas respondem que é ver o trabalho acontecer, ganhar forma, acompanhar todo o processo e ver o resultado prontinho, é claro.


Quer se arriscar na profissão? Listamos sete pré-requisitos para ser um bom profissional. Veja se você se encaixa neles!


1. Você tem mais facilidade em executar os trabalhos se é extrovertida.
2. É preciso ser comunicativa, articulada, objetiva e clara.
3. Persuasão é fundamental, principalmente na hora de conseguir as "peças mais desejadas e disputadas".
4. Responsabilidade, organização e comprometimento são essenciais, como em todas as outras profissões.
5. Exercite a sua criatividade. Lembre-se que se conseguir boas peças e solucionar problemas, o stylist fará um bom trabalho e confiará mais em você.
6. É necessário ter timing: pense nas datas desde o ínicio até o fim, antes de iniciar ou se comprometer com um trabalho.
7. Gostar de moda é fundamental!







Nenhum comentário: